segunda-feira, 12 de abril de 2010

Indicação de filme



Hoje na aula de Sociologia, na faculdade, assisti a um filme alemão chamado A onda. O filme é bem antigo e ganhou um remake no ano passado. A história começa quando um professor vai dar aulas sobre Autocracia a uma turma de ensino médio durante uma semana. Ele propõe uma dinâmica de simulação de um governo ditatorial. Se propõe a ser o líder, estabelece um uniforme para os alunos e regras. Os alunos se empolgam com a idéia e criam um símbolo, uma saudação específica e batizam o movimento de “A onda”. (Nesse ponto do filme tudo me lembrou a organização da doutrina nazista)
O fato é que o grupo começa a levar as ideologias e questões trabalhadas em sala muito a sério, chegando a ultrapassar os muros da escola e causar certos problemas.
Quando o filme acaba, somos levados a nos questionar várias coisas, como os prós e contras de um governo que impõe regras que devem ser rigorosamente seguidas (acredite, há prós) manipulação de grupos, e a importância de algum tipo de referencial em uma sociedade, principalmente para os jovens.
Enfim, só assistindo pra entender. Apesar da temática ser bem séria, o filme não é nem um pouco chato. Eu e grande parte da turma indicamos ;)
(Agora tenho que fazer uma resenha ;P tudo na facul eh resenha)

;**

Um comentário:

  1. Desde 2008, quando vi uma matéria na SuperInteressante sobre esse filme, tenho vontade de assisti-lo. Acabei esquecendo e colocando outros filmes na lista, deixando-o para depois. De qualquer forma, sempre me pareceu interessante a idéia, especialmente por lembrar o nazismo (sou fascinada por estudar a Segunda Guerra!).

    Também foi super útil saber que, mesmo não tendo ido à faculdade hoje, seu blog me esclareceu sobre o que aconteceu, ehuieahuiahe. :) Resenha? Hmm, parece que minha vez de assistir a esse filme finalmente vai ocorrer, dessa vez por livre e espontânea pressão aliada à vontade!

    ResponderExcluir

Caso você não seja cadastrado, pode comentar como anônimo e só assinar ;)