quarta-feira, 16 de junho de 2010

Indicação de livro e filme

Memórias de uma gueixa
2 indicações numa tacada só! Há alguns dias comprei esse livro numa promoção da submarino. Já havia assistido o filme, mas sempre quis ler, pois quem me conhece ou por acaso acompanha o blog deve saber que eu tenho uma queda por cultura oriental...
Pois bem, vou começar com o livro. Tudo nele encanta. Desde a capa até a história, um romance envolvente e simplesmente lindo. Na história, a pequena Chiyo(9) e sua irmã Satsu(15) são vendidas pelo pai, um pescador humilde que não tem mais como sustentá-las.
Chiyo tem surpreendentes olhos azuis-acinzentados, que chamam a atenção logo de cara por não serem comuns entre os japoneses. Graças
a essa beleza incomum ela é comprada por uma okiya (uma casa de gueixas) e sua irmã, por não ter nada de muito atrativo, acaba sendo vendida a um prostíbulo.
Logo ao chegar, a poderosa gueixa Hatsumomo se volta contra ela, invejando sua beleza. Hatsumomo passa a atazanar a vida de Chiyo de todas as formas.
E coisas surpreendentes acontecem na vida da garota, que em alguns anos vira uma linda gueixa e passa a a se chamar Sayuri (relaxa, isso não é spoiler, o próprio nome do livro diz q ela é uma gueixa ;P)
Mas não é só isso. Além de toda a história, o livro ensina muito sobre alguns aspectos culturais japoneses, ensina que gueixas não são prostitutas, como erroneamente se pensa e apresenta fatos históricos de forma muito real, como a 2ª Guerra mundial e invasão dos EUA ao Japão, pela visão dos civis japoneses.

Trecho do livro:
"Mas agora sei que nosso mundo não é mais permanente do que uma onda subindo no oceano. Quaisquer que sejam as nossas lutas e triunfos, qualquer que seja o modo como os experimentamos, em breve todos fundem-se numa coisa só, como a tinta aguada de uma aquarela num papel"
Quanto ao filme, fiquei impressionada em como é fiel ao livro. Claro que corta algumas coisas, não é fácil fazer um filme totalmente igual ao livro. Mas a história é muito bem representada, com destaque a atriz Li Gong, que interpreta a dissimulada Hatsumomo e a pequena Suzuka Ohgo , que faz Chiyo ainda criança.
Outras coisas que chamam a atenção no filme é a excelente fotografia, que usa lindíssimas paisagens japonesas, e a delicada trilha sonora.
Melhor fala do filme:
"Todos os passos que dei até hoje foram pra chegar até você." Sayuri Nitta
Sério, vale muito a pena. Indico de olhos puxados...digo, fechados. ;p
;**

PS: A história é ficticia, mas o autor Arthur Golden teve a ajuda de uma gueixa real, que viveu naqueles tempos e contou a ele muitas de suas histórias.

Um comentário:

  1. eu vou ler!!! Assim que a UCB, definitivamente, me deixar tempo de sobra! hehehehe... (By Aline)

    ResponderExcluir

Caso você não seja cadastrado, pode comentar como anônimo e só assinar ;)