segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A menina que roubava livros

Terminei de ler esse livro ontem. Achei simplesmente ótimo. No começo vc não entende muita coisa mas depois tudo vai fazendo sentido. É uma história muito triste, se passa na Alemanha nazista então dá pra imaginar. Tem um contexto histórico muito forte, dá pra aprender muita sobre 2ª guerra do ponto de vista alemão, o papel do Hitler diante do povo alemão, o ódio aos judeus e essas coisas.
A Liesel é cativante, me emocionou muito. O Rudy é um amor. Hans, Rosa, Ilsa Hermann...todos encantadores a sua maneira.
É um livro repleto de mortes, todas narradas de uma forma, digamos, delicada, porque em todas elas a Morte personificada vai, retira a alma da pessoa e a carrega no colo. Ela só não fala pra onde leva essas almas.

Enfim, peguei um trecho do livro que resume os fatos mais importantes ao decorrer do livro:

Ela simplesmente já não se importava.
Durante muito tempo ficou sentada e viu.
Ela vira seu irmão morrer com um olho aberto, o outro ainda no sonho. Dissera adeus à mãe e imaginara sua espera solitária de um trem, de volta para o limbo. Uma mulher de arame tinha-se deitado no chão, com seu grito percorrendo a rua, até cair de lado, como uma moeda que houvesse perdido o impulso. Um rapaz pendera de uma corda feita das neves de Stalingrado. Ela vira um piloto de bombardeio morrer numa caixa de metal. Vira um homem judeu, que por duas vezes lhe dera as mais belas páginas de sua vida, ser forçado a marchar para um campo de concentração. E, no centro de tudo, viu o Füher berrando suas palavras e passando-as adiante.
Essas imagens eram o mundo que cozinhava em fogo brando dentro dela, sentada ali com os livros encantadores e seus títulos manicurados. Fermentava dentro dela, enquanto a menina olhava as páginas, com suas panças cheias até o gorgomilo de parágrafos e palavras.
Seus cretinos, pensou.
Seus cretinos encantadores.

A menina que roubava livros - Markus Zusak
Quando a Morte conta uma história, você deve parar para ler.

Preciso ler mais best-sellers ;)
Alguém tem Caçador de pipas?
;*

2 comentários:

Caso você não seja cadastrado, pode comentar como anônimo e só assinar ;)